![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7GqIXXRBBVOt87P0SpssvW0Kw5dZ6Up23dX7bKQ_B7Qp3wYYKMy32NMjXGpt_9Phui2O4DM4KfYQEPMbJuyx_FvhTjncBW6gRHbAxcFQj6S-AaXfQL2jcw98nqWWIDPqk4zoaHVsQl47s/s320/mulher_trabalhadora.jpg)
MULHER: “descansa carregando pedras”
“Ser mulher, é trazer nas entranhas a força da vida, é não se entregar, nem se dar por vencida, é vencer obstáculos e ganhar novas conquistas”. (Eleusa Ribeiro)
Uma “explosão” de atividades para se realizar no dia-a-dia, esse é o início da largada da corrida na vida da mulher. Acorda de manhã, corre para fazer o café, arrumar o filho para ir à escola, preparar a roupa do esposo, isso em poucas horas, quase uma loucura... Imaginem o restante do dia tantos afazeres.
As mulheres sempre tiveram uma função primordial na sociedade, elas foram as primeiras a utilizar a terra para plantação, pois enquanto os homens cuidavam da caça e dos animais, elas ficavam em casa, e como “não param”, descobriram que uma semente quando caia na terra, nascia, crescia e produzia, então passou a cultivar no solo.
É caro leitor, ao longo da história vemos que as mulheres foram de grande importância às mudanças ocorridas no decorrer do tempo, só pra citar um exemplo temos a história de Joana d’Arc, que lutou por um ideal revolucionário na França e ainda a luta das mulheres operárias em Nova York, após o incêndio em 1911 em uma grande indústria têxtil, a Triangle Schirwaist Company, onde o patrão, como era comum na época, trancou a porta de saída a chave, o que num andar alto e num ambiente sem ventilação e com materiais inflamáveis tornou-se fatal, ceifando a vida de 147 operárias.Isso dando origem às primeiras leis de proteção à vida e aos direitos das trabalhadoras.
E esse foi um dos acontecimentos que continuou movendo muitas outras mulheres a mostrar que não permaneceria sendo subjugadas pelo machismo que tanto a história como a sociedade havia imposto e infelizmente ainda impõe. Já em 1910, Clara Zetkin, socialista alemã, propôs que o dia da mulher se tornasse “uma jornada especial uma comemoração anual de mulheres”. Ela sugeria que o tema principal fosse a conquista do direito ao voto. Essas e muitas outras lutas levaram a criação do Dia Internacional da Mulher.
Então para se comemorar esse dia devemos nos remeter a todo um período de lutas no inicio do século XX, por melhores condições de trabalho, diminuição da jornada de trabalho, por direito à educação e ao voto feminino. E não só neste período, mas ao longo de sua existência procurou lutar pelos seus ideais. Isso nos dá a oportunidade de fazermos um balanço dos progressos e conquistas a respeito do lugar ocupado pelas mulheres e dos obstáculos à sua cidadania e levar o conjunto da sociedade e governo a refletirem sobre as formas de enfrentar as desigualdades de gênero e elaborarem políticas públicas anti-discriminatórias.
Além da complexidade física e emocional que as mulheres possuem como trabalhadoras, são também provedoras que exercem múltiplos papéis na família: esposa, mãe, cozinheira, jardineira, motorista, enfermeira, psiquiatra, médica, lavadora de louça, coletora de lixo, etc. Dependendo da profissão que escolhem, a discriminação contra a mulher tem se mostrado muito forte, como tem sido constatado em numerosos estudos e pesquisas. Em geral, essa discriminação não é explícita, o que torna mais difícil para as mulheres identificá-la e reagir a ela. Invariavelmente a discriminação parte dos homens, normalmente, dos colegas de profissão que estão no mesmo nível. Uma das causas é o receio de que a colega venha a competir com eles por melhores posições na empresa. A minimização desse problema começa primeiro, pela conscientização de que ele existe. É muito comum as mulheres não se darem conta do processo de discriminação e reagirem trabalhando mais e mais, o que, por sua vez, alimentará a resistência dos colegas. Estão aí os ingredientes para o, atualmente, tão discutido assédio moral no trabalho.
Portanto, o que temos já comprovado é aquele velho ditado “descansa carregando pedras” que parece ter sido feito pra elas. Trabalhando dentro ou fora de casa a mulher dificilmente se livra da carga das tarefas domésticas, mesmo que não se envolva pessoalmente.
Enfim, aqui ficam minhas sinceras homenagens a todas as mulheres do mundo. Seja qual for a sua função na sociedade, pois sabemos que elas contribuem muito para o progresso da humanidade.
Sandro Ambrósio Alves, Graduado em História pela UFMT-CUR (Campus Universitário de Rondonópolis) e membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Rondonópolis.
0 comentários:
Postar um comentário